sábado, 13 de novembro de 2010

Plano de Aula

Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
Departamento de Pedagogia

ACADÊMICOS: Diogo, Drieli, Nilcéia, Juliana Mehret e Suelen.

PLANO DE AULA
  1. TEMA: Estado Novo

  1. OBJETIVOS:

2.1     OBJETIVO GERAL: Entender a “evolução” do processo educacional no período do Estado Novo e conseqüentemente na Constituição de 1937.

2.2     OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·        Conhecer o processo educativo na Constituição de 1937;
·        Entender o papel das Leis Orgânicas para a educação;
·        Conhecer o perfil dos educadores Liberais durante o Estado Novo;
·        Perceber as conseqüências da ditadura para a educação.

  1. DESENVOLVIMENTO:
O objetivo da aula será trabalhar com os alunos o conteúdo relacionado ao Período do Estado Novo, para isso utilizaremos slides, vídeos e imagens que descrevam o período proposto. A aula será objetiva e visará o dialogo entre educador e educando. Dentre outras questões trabalharemos o seguinte conteúdo:
“A Constituição de 1937 trouxe consigo inúmeras mudanças á sociedade daquele período. O contexto histórico ao qual fora outorgada era o Estado Novo, instituído pelo golpe militar de Getúlio Vargas (1930), ao qual governava através do regime ditatorial.
A Constituição trouxe á educação vários retrocessos e ao mesmo tempo uma nova visão sobre o educar baseada nas teorias da escola Nova. Neste período houve a desvinculação do Estado nas questões de auxilio ao processo educacional.
As Leis Orgânicas decretadas entre 1942 e 1946, foram também chamadas de Reforma de Capanema. Basicamente, substanciaram-se em seis decretos-leis que ordenaram o ensino-primário, secundário, industrial, comercial, normal e agrícola. Foi uma Reforma Conservadora e elitista.
Neste contexto, muitos educadores liberais, como Anísio Teixeira, buscaram colocar em prática os princípios pedagógicos escolanovistas, assim como uma política educacional para visar uma democratização do ensino no estilo típico do novo liberalismo americano, que via no redirecionamento da escola o meio mais eficaz de diminuir as desigualdades sociais gerada pelo capitalismo. Porém, “com a pressão e a repressão, Anísio e outros educadores foram atingidos, e a educação perdeu muito a sua força.”

  1. RECURSOS: livros, artigos, vídeos, slides, imagens, etc.

  1. AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma oral e contínua, a partir de debate e questionamento em sala de aula.

  1. REFERENCIAS:
GHIRALDELLI JR. Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1994 – 2ª edição.
ROMANELLI. Otaiza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: editora Vozes, 2001 – 26ª edição.

Um comentário:

  1. Gostei. Será umja boa ajuda na realização do meu Plano de Aula. Obrigado.

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